Ilópolis - Conheça!

Resultado de imagem para ilópolis

 

Quem chega a Ilópolis, conhecida como a cidade da erva-mate e da ecologia, logo sente a pureza do ar e encontra a majestosa imponência das araucárias, o cheiro da mata nativa com seus ervais e o encanto das flores que enfeitam as ruas, tudo em perfeita harmonia.  O patrimônio preservado, por meio da arquitetura italiana das casas construídas pelos imigrantes no início do século XX, fazem desse local um município de cultura viva.

Ilópolis hoje é a maior produtora de erva-mate do Rio Grande do Sul.

Distâncias:

  • Porto Alegre – 200km
  • Caxias do Sul – 129km
  • Bento Gonçalves – 90km
  • Encantado – 43km
  • Lajeado – 76km
  • Passo Fundo – 121km
  • Soledade – 50km
  • Santa Cruz do Sul – 166km

localizacao2

História

Ilópolis significa Cidade da Erva-Mate, etimologicamente originada do latim e do grego (Ilo, do latim significa Erva-Mate, e Pólis do grego significa Cidade).

Dados Gerais:
População: 4.102 
Área da unidade territorial (Km²): 116,481 
Densidade demográfica (hab/Km²): 35,22 
Gentílico: ilopolitano
Sinopse do Censo Demográfico 2010 
População residente: 4.102 pessoas 
População residente urbana: 2.207 pessoas         
População residente rural: 1.895 pessoas         
Homens na área urbana: 1.055 homens         
Homens na área rural: 1.000 homens                
Mulheres na área urbana: 1.152 mulheres         
Mulheres na área rural: 895 mulheres      

Localização:
O Município de Ilópolis está localizado na encosta superior nordeste do planalto meridional, nas bordaduras da serra geral, na região alta do vale do Taquari. Limitando-se com os municípios de Arvorezinha, Anta Gorda e Putinga.

A Erva-Mate:

A erva-mate, cientificamente denominada Ilex Paraguariensis é classificada como uma árvore de pequeno porte, podendo atingir cerca de 12m de altura. Quando cultivada de forma mais racional e submetida a podas periódicas, tende a medir entre 2,5 a 6m de altura.

Sabe-se, que desde os primórdios de sua colonização a descendência italiana, a erva-mate já era extrativada de forma bastante rústica pelos primeiros habitantes da área. As folhas eram extraídas das árvores nativas e condicionadas de forma bastante artesanal que culminava na moagem das folhas com utilização de pilões ou manjolos.

Obs.: Recomenda-se visitar o processo histórico da erva-mate localizado no parque do Ibama.

Sobre a loja

Erva Mate é a nossa razão de ser. Somos de Ilópolis no Rio Grande do Sul, a Cidade da Erva Mate Aqui a produção de erva mate é uma atividade familiar. Centenas de pequenos e médios agricultores familiares fazem plantio e manejo desta cultura o seu modo de vida. Compartilhar esse chimarrão com o Brasil todo não é um esforço, é uma honra. Entendemos a erva mate como deve ser entendida, plantamos, colhemos e comercializamos uma das melhores erva mate do mundo.

Social
Pague com
  • Mercado Pago
Selos

Tenda da Erva Mate - CNPJ: 27.943.096/0001-88 © Todos os direitos reservados. 2021