Dados sobre o Sagrado Chimarrão

A erva mate é a árvore símbolo do Rio Grande do Sul, o chimarrão e o churrasco tem seu dia, 24 de abril, instituído em lei, a Lei Estadual nº 11.929, de 20 de junho de 2003, como o Dia do Churrasco e do Chimarrão.
De acordo com o Ibramate, 90% da erva mate processada no Rio Grande do Sul é usada como chimarrão, 7% para Tererê e 3% para outros fins, como cosméticos, chás e outros usos. Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná consomem o chimarrão em maior volume, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás tem seu maior consumo no Tererê. Nos outros 19 estados o consumo é bem menor.
Dados da internet afirmam que o consumo nacional de erva mate é de 100 mil toneladas por ano e destes 65% são consumidos no Rio Grande do Sul. A Fundação Estadual de Economia e Estatística estima que a população do Rio Grande do Sul seja de 11.360.287 habitantes, logo o consumo per capita de erva mante no estado é de 5,72 kg/hab e do resto do Brasil de 0,179 kg/hab. Na Argentina e no Uruguai o consumo médio por habitante gira de 7 a 10 kg por habitante por ano.

Sobre a loja

Erva Mate é a nossa razão de ser. Somos de Ilópolis no Rio Grande do Sul, a Cidade da Erva Mate Aqui a produção de erva mate é uma atividade familiar. Centenas de pequenos e médios agricultores familiares fazem plantio e manejo desta cultura o seu modo de vida. Compartilhar esse chimarrão com o Brasil todo não é um esforço, é uma honra. Entendemos a erva mate como deve ser entendida, plantamos, colhemos e comercializamos uma das melhores erva mate do mundo.

Social
Pague com
  • Mercado Pago
Selos

Tenda da Erva Mate - CNPJ: 27.943.096/0001-88 © Todos os direitos reservados. 2021