De onde vem tanta Erva Mate?

A pergunta que não quer calar:

- De onde vem tanta Erva Mate?

- De Ilópolis no Rio Grande do Sul

- Mas tem tanta erva assim?

- Aqui tem bastante erva mate. Quer saber quanto? Acompanhe o texto abaixo.

 

Ilópolis no Rio Grande do Sul, cidade com um pouco mais de 4100 habitantes, distante 200 km de Porto Alegre, com 116.481 km² (isso mesmo, 11.65 mil hectares, menor que algumas fazendas do Brasil) produz aproximadamente 66.000 toneladas de Erva Mate por ano.

Então vamos ver o que isso significa:

O Brasil todo produz anualmente 616.213 toneladas de Erva Mate, distribuídos entre os Estados do Rio Grande do Sul com 48,2%, Santa Catarina com 14,5%, Paraná com 37% e Mato Grosso do Sul com 0,3%.

O Estado do Rio Grande do Sul produz por ano 297.141 (em 2016) numa área de 33.445 hectares ( no Brasil todo se cultivam 77.325 ha) distribuídos em 200 municípios em todo o Estado produtores de Erva Mate, de um total de 497 municípios.

Então, vamos ao campeão:

- Área cultivada: 7.300 hectares, 21,83% do total da área cultivada do Rio Grande do Sul e 9,44% de toda a área de ervais do Brasil. Como comparativo, se fosse de soja, a área para corresponder a 9,44%, do total plantado no Brasil, seria o equivalente a 3,31 milhões de hectares;

- Quantidade produzida: 66.000 toneladas de Erva Mate por ano apenas no Município de Ilópolis, que equivale a 22,2% da produção estadual e 10,71% de toda a produção Nacional. Mais de 1 a cada 10 kg saem de Ilópolis, distribuídos para o Estado, Brasil todo e para o Mundo também.

- Quantas multinacionais tem em Ilópolis plantando e processando Erva Mate?

- Não há grandes empresas no município. Apenas pequenas e médias empresas, todas nacionais e quase todas são locais.

- Quem produz esta Erva Mate:

Esta erva mate é produzida por pequenos produtores rurais familiares, em uma média de 20 hectares por propriedade e tem a Erva Mate como principal cultura. São famílias que desde cedo cultivam o amor por esta cultura, fazem da erva mate o seu modo de vida, algo além da exploração econômica.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, em pé, árvore, planta, atividades ao ar livre e natureza

Nesta foto está Fabricio Gomes Nunes, proprietário da Princesa do Vale Orgânica, fazendo um "puxe", que é uma colheita de meio de safra para limpar a planta.

Fabrício é um exemplo de produtor rural que empreendeu e hoje possui uma indústria que processa apenas o que é plantado na propriedade, colhe no tempo certo, processa como se deve processar e o resultado é um chimarrão espetacular, equilibrado, suave, com muita espuma e o sabor da vontade de comer a erva. Mas falaremos mais sobre ele e a Prinesa do Vale em outro momento.

Sobre a loja

Erva Mate é a nossa razão de ser. Somos de Ilópolis no Rio Grande do Sul, a Cidade da Erva Mate Aqui a produção de erva mate é uma atividade familiar. Centenas de pequenos e médios agricultores familiares fazem plantio e manejo desta cultura o seu modo de vida. Compartilhar esse chimarrão com o Brasil todo não é um esforço, é uma honra. Entendemos a erva mate como deve ser entendida, plantamos, colhemos e comercializamos uma das melhores erva mate do mundo.

Social
Pague com
  • Mercado Pago
Selos

Tenda da Erva Mate - CNPJ: 27.943.096/0001-88 © Todos os direitos reservados. 2021